Ápice Educação Executiva vai capacitar executivos em WCM (Manufatura Classe Mundial).
A Ápice Educação Executiva e o WCM Descomplicado estabeleceram parceria para difundir as práticas de Manufatura Classe Mundial (WCM) nas empresas catarinenses, por meio de programas de formação executiva.

O WCM, como é conhecido, refere-se à sigla de World Class Manufacturing e consiste em um conjunto de princípios e técnicas para gerenciar processos operacionais de uma empresa, reduzindo as ineficiências e visando prepará-la para um cenário de alta competição global, onde clientes do mundo inteiro exigem padrão de excelência dos fabricantes: preços adequados, produtos de alta qualidade e no menor prazo.
Na prática, O WCM deve ser entendido como um programa a ser implantado na empresa visando o alcance de desempenho mundial e funciona como um sistema de gestão integrado para a redução de custos, otimizar a Logística, Qualidade, Manutenção e Produtividade para um novo patamar através de um conjunto de métodos e ferramentas. O Programa estabelece diretrizes para que um fabricante alcance nível de competitividade no cenário mundial, tornando-se uma empresa de alto desempenho no gerenciamento de suas operações mas, envolvendo todas as áreas da organização.
Atualmente, um conjunto de mais de 160 fábricas no mundo inteiro, que adotam o WCM como modelo de gestão, participam de uma associação (Associação WCM). Entre as empresas participantes da associação citam-se: todas do grupo Fiat (Maserati, Lancia, Alfa Romeo, Case New Holland e Iveco), Grupo Ariston, Embraco, Barila (massas) Royal Mail (correios), Unilever e Volvo Powertrain, Atlas Copco (ferramentas industriais), Grupo Chrysler, entre outras.
“Este nível de padrão de competitividade internacional demanda por formação de profissionais também em alto nível, para que se que possa atender às exigências decorrentes no dia a dia das operações fabris, conduzindo as organizações a este patamar de excelência”, ressalta o professor André Bastos, diretor da Ápice Educação Executiva.